RSS Feed

Os pensamentos de Maria

Posted by Luiz Fernando Vieira

             O homem foi revestido de dons e graças que ele mesmo desconhece, e de tudo o que se conhece, a superficialidade é talvez o carater da resposta das coisas, dos dons, das graças. Porém, sabemos que "nosso conhecimento é imperfeito" (I Cor, 13,9) e o nosso coração vive inquieto.
         Quem nunca olhou sua história e enxergou hoje coisas que  nunca havia visto? A graça de Deus provoca em nós tais movimentos:permite enxergar e compreender o que no exato momento da vivência não conseguimos enxergar e compreender.
            É próprio de Deus nos deslocar e nos desinstalar, seja de situações seja de nós mesmos. Deus é paz, mas Deus também é "guerra" (Lc 12,49)... Deus provoca em nós um movimento constante, tal movimento é moção do Espírito Santo.
        Segundo o Concílio Vaticano II se considerarmos a intimidade da consciência, todo o homem perceberá esse movimento de Deus em si, pois todos somos chamados a amar. Assim, a consciência é uma lei escrita por Deus no coração de cada homem. Possuindo a consciência uma natureza secreta, ser fiel à mesma, dignifica o homem e o abre aos movimentos da graça. (GS 248).
           Hoje, nos preparando para celebrar a solenidade da Assunção Gloriosa de Maria ao céu, a liturgia da Igreja nos apresenta o Evangelho da Visita de Maria, à sua prima Isabel (Lc 1, 39- 56).
Porém, abstendo-se apenas do primeiro versículo deste Evangelho, nós queremos rezar.
   "Maria se levantou e dirigiu-se apressadamente à uma região montanhosa da Judéia". (Lc 1,39).
             Partindo da Anunciação do anjo narrada nos versículos anteriores (Lc 1, 26-38),  descobrimos a grandeza e a infinitude do amor de Deus, ao ponto de encarnar-se. Pelo canal da graça, Maria, Deus vem morar entre os homens.
        Sabendo de toda a teologia envolta do Mistério da Encarnação e também de toda Mariologia entorno da Santíssima Virgem, fixemos num ponto despercebido deste Evangelho: os pensamentos de Maria.
Segundo algumas traduções da Bíblia, a tradição diz que "a região montanhosa" que Maria dirigiu-se é Ain Karim. A Bíblia do Peregrino, faz referências em seu rodapé, que tal caminho supoe uma viagem de dois dias e a Bíblia de Jerusalém, comenta sobre uma distância de 6 km. Apenas para conhecimento, o que queremos evidenciar é que a Virgem Maria caminhou...
           Atualizando este caminhar de Maria, meditemos seus pensamentos.
           Toda viagem, causa em nós alguns sentimentos sobre o que deixamos, sobre o que levamos e sobre o que encontraremos.
           Considerando o que a Gaudium et Spes nos ensina, como já a citamos, pensemos nos pensamentos de Maria. O que Maria possivelmente pensava? Será que na Boa-Nova da Anunciação? Será no que fazer? Será que em Isabel?
Sendo então, a nossa consciência, o nosso pensamento, essa natureza sereta, qualquer que seja a nossa interpretação, nossa formulação e até mesmo nossa suposição, será extremamente superficial diante do mistério que apresentamos.
Valorizando a recentíssima anunciação da gravidez pelo Espírito (Lc 1, 35) que ela cabava de receber, a Encarnação do Verbo e o início da gestação, Maria ao contrário de qualquer mulher, recebe a notícia instantânea de sua maternidade. A primeira mulher que tem conhecimento de sua maternidade antes da concepção (Lc 1,31), na concepção (Lc 1,38) e depois da concepção (Lc 1, 45).
Este evento da Encarnação, que é evento de Salvação, certamente causa em maria um extase único, singular e  santificador. Maria e Jesus unidos desde o primeiro instante.
Mãe sonha com o filho. MÃE sonha com o FILHO!
Segundo a tradição, a visita de Maria à Isabel foi a primeira procissão Eucarística da história. Maria é aquela que leva Jesus e evangelizamente, ela está consciente, vai apressada (Lc 1,39), pois está inflamada de Sua Presença, da qual todos os homens carecem...Maria compreende a dimensão da urgência do anúncio do Reino. Assim, físicamente e espiritualmente experiementa a verdade que "o reino de Deus está dentro de vós" ( Lc 17,21). Se Maria estava inflamada da presença, estava inflamada por inteira, na experiência da plenitude, assim: seus pensamentos eram o próprio Deus...Que impele..."O amor nos impele" ( 2 Cor 5, 14) e "Deus é amor" ( I Jo 4, 8).
           Portanto, a Igreja nos propõe a Assunção de Maria numa profunda ligação ao Mistério de Cristo. Outrora maria caminhou pressurosa á casa de Isabel, hoje maria é elevada ao céu....Tal mistério prefigurado é vocação para a humanidade. Caminhar até a casa de Isabel é caminhar pelo servir o próximo e assim, assuntar ao céu, que é o lugar dos servos.
      Enfim, num uníssono Magnificat, cantemos com maria os louvores de Deus na nossa vida. Louvado seja Deus que, como de antemão fora os pensamentos dos santos, hoje se faz o meu pensamento, não presumindo-se pecador, mas prolongação do seu amor. Amém!

Atraí-nos ó Virgem Maria e vos seguiremos!

0 comentários:

Postar um comentário