RSS Feed

Ave Bernardo!

Posted by Luiz Fernando Vieira

São Bernardo

 

Neste dia 20 de Agosto, temos na liturgia da Igreja a solene figura de um dos mais insignes membros da Igreja Católica: São Bernardo de Claraval.
Nascido em 1090, em Dijon na França e foi o terceiro de seis irmãos. Ainda muito jovem tornou-se monge, renunciando toda a riqueza de sua família. Após tal atitude louvável, seus irmãos o seguiram, em especial lembramos sua santa irmã, Umbelina, cuja memória reza-se no dia 21, após o dia de São Bernardo. Ela foi canonizada em 1763, segundo historiadores e estudiosos, ela aconselhou seu irmã Bernardo a escrever o "De Consideratione", sua obra que retrata o tesouro da fé em Jesus e na Virgem Maria.

Santa Umbelina faleceu nos braços de seu irmão São Bernardo.

Em 1128, Bernardo participa do Concílio de Tryes, convocado pelo Papa Honório II, onde é nomeado secretário do concílio, mas ao mesmo tempo é contestado por uma parte do clero, que pensa que por ser monge, que se intromete em coisas que não lhe compete. Ele termina por se desculpar, mas o concílio é fortemente influenciado por sua atuação. Torna-se uma personalidade importante e respeitada na Cristandade, ele intervém em assuntos públicos, defende os direitos da Igreja contra os príncipes, seculares e aconselha papas e reis. São Bernardo morre em 1153 aos 63 anos, foi canonizado pelo Papa Alexandre III em 1174. 


Diz-se que inúmeras pessoas iam até ele buscando curas e ele as atendia. Conta-se que após o fracasso da II Cruazada, muitos culparam Bernardo e ele, desconsolado, foi chorar aos pés de uma imagem do Crucificado. Então a imagem de Cristo desprendeu-se da Cruz e abraçou-o para consolá-lo.
O Papa Pio XII proclamou-o Doutor da Igreja Universal, sob o Título de Doctor Millifluus, o Doutor da Concórdia. Abaixo, encontramos um dos textos mais belos que escreveu:

"Então por onde entrou? Ou será que Ele não entrou, visto que não vem de fora? Pois Ele não é nenhuma das coisas que estão fora de nós. Também é certo que não veio de dentro de mim, porque Ele é bondade, e bem sei que em mim não existe nada de bom. Daí eu me elevei acima de mim mesmo, mas o Verbo está mais além. Intrigado, sondei o que está abaixo de mim, mas Ele está em maior profundidade. Olhando para fora de mim, vi que sua presença é mais interio que o meu íntimo.E assim, compreendi a verdade daquilo que tinha lido: 'Nele vivemos, nos movemos e somos!'" (At 17, 28) Sermo Super Cantica Canticorum 74, 5.

Outra história que a Tradição nos ensina, é que São Bernardo sempre saudava a Virgem maria quando via uma imagem sua: "Ave Maria". Certa vez, andando por um mosteiro, ao fazer a costumeira saudação, a imagem lhe responde: "Ave Bernardo".
Que São Bernardo nos ajude a amar a Jesus e a Virgem Maria! São Bernardo, rogai por nós!



0 comentários:

Postar um comentário