RSS Feed

Teresa, a de Jesus

Posted by Luiz Fernando Vieira

   
 Caros amigos leitores, hoje  meu coração se enche de uma alegria imensa, pois com a Igreja celebro aquela que, tanto me ensinou na vida espiritual. Quando penso em Teresa de Jesus, penso na palavra MÃE...Há como descrever? Sempre, por mais que fale-se, faltar-nos palavras!Como diz Mário Quintana:
"Mãe...São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.
Para louvar nossa mãe,
Todo bem que se disser
Nunca há de s er tão grande
Como o bem que ela nos quer...
Palavra tão pequenina
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanmho do céu
E apenas menor que Deus!"
     Teresa é a mais pura expressão de como relacionar-se com Deus. A Espiritualidade Teresiana não é outra senão a espiritualidade da amizade do homem com Deus. Conhecê-Lo e estar com Ele, amá-Lo como merece e ser-lhe fiel, como acontece naturalmente com uma amizade. É possível construir no tempo amizades que se eternizam, com Deus acontece um diferencial extremamente pleno: estabelecemos uma amizade que nos antecede, nos plenifica e nos salva.
      Sendo uma mulher, que viveu na Idade Média, Teresa não se acomodou diante das atrocidades religiosas de seu tempo, mas numa atitude de amor e de fidelidade ao Divino Amigo, ousa tornar fecunda suas obras, reformando seus costumes, convertendo suas ações, vivendo a radicalidade do despojamento interior, a obediência perfeita e uma castidade sagrada.
        Desde seu nascimento em 1515, a Igreja sofria muito, num mundo medievo, onde o cristianismo vivia religiosamente profano. E suas ações revelam um carater unico que definine o dom da amizade; a fidelidade!
        Quisera publicar o que Teresa, minha mãe, me ensinou, porém, dentre as  os mistérios que envolvem o céu e a terra, confesso-vos: com Teresa chega-se a Deus...E Nele, nós nos perdemos num encontrar-se sereno que a alma tanto busca.

                                            Santa Teresa, Luz da santa Igreja, roga por nós!


0 comentários:

Postar um comentário